ASSEMBLEIA REGIONAL DA JUVENTUDE 2012

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB
Regional Nordeste 1
Rua Felino Barroso, 405, Fátima
60-050-130 - Fortaleza – CE  


COMISSÃO PASTORAL PARA A JUVENTUDE
ASSSEMBLEIA REGIONAL DA COMISSÃO PASTORAL PARA A JUVENTUDE
“Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19)

CARTA CONVITE 
Às Juventudes, presbíteros, responsáveis pelo acompanhamento da prioridade juventude nas Dioceses, nas congregações religiosas, nos institutos, nas pastorais e nos movimentos eclesiais de nosso regional.

Saudações no Redentor!
Irmãos e irmãs,

No ano em que estaremos nos preparando para participar da Jornada Mundial da Juventude que será sediada no Rio de Janeiro em 2013, queremos manter vivo o espírito de unidade que foi vivenciado em plenitude por todos os carismas e expressões juvenis de nossas dioceses por ocasião da peregrinação dos símbolos da JMJ em nosso regional. A partir da publicação do Documento 85 (Evangelização da Juventude – Desafios e perspectivas pastorais) a Igreja no Brasil priorizou renovar a opção afetiva e efetiva pela juventude na busca conjunta de propostas concretas que favorecessem a evangelização juvenil em suas diversas realidades.
Uma das ações concretas apresentadas através do documento foi o fortalecimento do Setor Juventude. Na CNBB, nos regionais e dioceses. O Setor, atualmente Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização das Juventudes, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, das pastorais de juventude e dos organismos de jovens. No Regional NE 1, o setor tem dado passos importantes desde sua articulação em torno das Pastorais de Juventude (PJMP, PJ, PJR e PJE), através de suas assembleias, ações em comuns e pelo compromisso com a evangelização juvenil. O empenho, dedicação e abertura das PJ’s tornou possível fazer do setor uma agradável realidade para o conjunto da diversidade de experiências e carismas juvenis em nosso regional.
Queremos junto com os jovens agradecer ao testemunho e a vida de Dom José Luiz pelo seu desprendimento em trabalhar e estar junto da juventude do Ceará, seja na implementação do setor, seja se fazendo presente nas atividades das pastorais de juventude e dos diversos segmentos. O que temos hoje foi também fruto de seu trabalho, na qual se construíram as bases que tem sustentado a unidade, articulação e a vida do setor em nosso regional. Na oportunidade, em nome de todos que missionariamente trilharam com Dom José Luiz este caminho que passo agora a percorrer com vocês, externo minha gratidão e respeito ao trabalho que foi semeado ao longo destes anos e que agora tenho a humilde tarefa de dar continuidade juntamente com todos vocês.
Desde a Assembleia regional do Setor, realizada em 2010, pode-se perceber sinais de esperança que foram semeados a partir das diversas iniciativas promovidas nas Dioceses e pelos diversos carismas e expressões juvenis. Agora é tempo de avaliar e redefinir caminhada, para isso realizar-se-á nos dias 06 a 08 de julho de 2012, a I Assembleia da Comissão Pastoral para a Juventude. Na oportunidade estaremos refletindo sobre a caminhada da juventude no regional, construindo prioridades para ação evangelizadora junto aos jovens e elegendo a nova coordenação para a comissão. Quanto à representação na assembleia, segue as orientações conforme as Diretrizes do Setor de Juventude, aprovada na última assembleia, cabendo a cada diocese e as regiões episcopais da Arquidiocese de Fortaleza enviar dois (02) representantes, que representem o conjunto dos carismas e expressões juvenis. Convidamos ainda, um (01) representante da RCC Regional, da Coordenação Regional da PJ, da PJMP, da PJR, da Juventude Mariana Vicentina,  da Juventude Missionária, dos Movimentos que compõem o FAMEC e que trabalhem com jovens, do Movimento Encontros de Jovens Shalom (Shalom Português) e do Grupo de Reflexão Juventudes da CRB.
A assembleia acontecerá na Casa de Retiros São Francisco, situada na rua Manoel Damasceno da Costa, nº 571, bairro Catolé em Horizonte – CE, a 40 km de Fortaleza. A taxa de inscrição será de R$ 60,00 por pessoa. Lembramos aos que participaram que tragam roupa de cama (ou redes, lençol, pois não teremos cama para todos) e ainda roupas de banho, pois a casa não dispõe deste serviço. Para melhor comodidade para todos e todas fretamos um ônibus para garantir o deslocamento de Fortaleza a Horizonte saindo da rodoviária central por volta de 17h30min. Assim, estamos solicitando a contribuição de R$ 10,00 por pessoa para custear as despesas com o ônibus, lembramos que quem não for neste transporte terá uma certa dificuldade para chegar ao local. Comunicamos ainda que cada Diocese, pastorais e movimentos precisam confirmar com antecedência seus representantes através de um formulário on-line que está disponível em http://botefeceara.blogspot.com.br/p/assembleia-regional-ficha-de-inscricao.html ou pelo telefone do Diácono Carlos 088 8827 8177 | 088 9915 8283 e para maiores informações podem ligar para Reinaldo e Chiquinho 088 3611 1149 – Cáritas de Sobral.
Que a alegria da páscoa nos leve a servir sempre a Deus e aos irmãos na gratuidade da vida.

Fraternalmente,

Dom José Odelir Magri, mccj
Bispo Referencial da Comissão Pastoral
para a Juventude do Regional NE 1 da CNBB